elaboração de relatórios

Antes de todas as aulas:

  1. Leia atentamente o roteiro proposto na apostila, para saber de antemão o trabalho que será realizado, e não ficar “perdido” durante a aula.
  2. Faça um fluxograma do roteiro para melhor se situar.
  3. Pesquise sobre os reagentes com os quais trabalhará, para saber os cuidados que terá de tomar.

Como exemplo, o hidróxido de sódio, ou soda cáustica, é um sólido que será usado diversas vezes nas aulas práticas. O site http://avogadro.chem.iastate.edu/MSDS/ oferece informações sobre muitos reagentes químicos utilizados em aulas práticas de Química Geral. A respeito do hidróxido de sódio (Sodium Hydroxide), ele informa (após tradução):

 

Efeitos potenciais à saúde:

Olhos: Pode causar irritação nos olhos e possíveis queimaduras.

Pele: Pode causar irritação da pele grave com possíveis queimaduras, especialmente se a pele estiver molhada ou úmida.

Ingestão: Pode causar irritação do trato gastrointestinal grave com náuseas, vômitos e possíveis queimaduras.

Inalação: Pode causar irritação severa do trato respiratório com possíveis queimaduras.

Primeiros socorros:

Olhos: Lavar os olhos com água em abundância por pelo menos 15 minutos, erguendo as pálpebras superiores e inferiores. Obter ajuda médica.

Pele: Obter ajuda médica. Lavar a pele com bastante água e sabão durante pelo menos 15 minutos, removendo roupas e sapatos contaminados. Lave as roupas antes da reutilização. Destruir os sapatos contaminados.

Ingestão: Nunca dê nada pela boca a uma pessoa inconsciente. Obter ajuda médica. NÃO provocar o vómito. Se estiver consciente e alerta, enxaguar a boca e beber 2-4 copos de leite ou água.

Inalação: Retirar da exposição para o ar fresco imediatamente. Se não estiver respirando, aplique respiração artificial. Se respirar com dificuldade, dê oxigênio. Obter ajuda médica.

 

 

Roteiro para elaboração de relatórios

Noções Gerais

Tão importante quanto realizar o experimento proposto é a apresentação do Relatório Técnico-Científico, que constitui em um dos principais instrumentos de avaliação desta disciplina. Portanto, entre os objetivos dessa disciplina está a introdução à redação do relatório científico.

O relatório de atividades deve em primeiro lugar, retratar o que foi realmente realizado no experimento, sendo de fundamental importância a apresentação de um documento bem ordenado e de fácil manuseio. Além disso, deve ser o mais sucinto possível e descrever as atividades experimentais realizadas, a base teórica dessas atividades, os resultados obtidos e sua discussão, além da citação da bibliografia consultada.

O relatório deve ser redigido de uma forma clara, precisa e lógica. Redija sempre de forma impessoal, utilizando-se a voz passiva no tempo passado. Ex. a massa das amostras sólidas foi determinada utilizando-se uma balança.

Devem ser evitados expressões informais ou termos que não sejam estritamente técnicos (Não utilize em hipótese alguma adjetivo possessivo, como por exemplo, minha reação, meu banho, meu qualquer coisa). É bastante recomendável efetuar uma revisão do relatório para retirar termos redundantes, clarificar pontos obscuros e retificar erros no original.

Uma atenção especial deve ser dada aos termos técnicos, resultados, fórmulas e expressões matemáticas. As ilustrações (tabelas, fórmulas, gráficos) deverão vir na sequência mais adequada ao entendimento do texto e seus títulos e legendas devem constar imediatamente abaixo.

 

Tópicos de Composição:

  1. Capa: identificação da universidade, unidade acadêmica e curso; título do relatório (experimento); identificação dos autores e data.
  2. Sumário (opcional)
  3. Resumo (opcional)
  4. Introdução
  5. Materiais e Métodos
  6. Resultados e Discussão
  7. Conclusões
  8. Referências bibliográficas

 

Para organizar o conteúdo de cada tópico do relatório, convém que você veja seu trabalho de laboratório como resposta a uma pergunta. Depois, tente responder:

  1. qual é a pergunta?
  2. como você procurou a resposta para essa pergunta?
  3. quais foram seus achados?
  4. o que significam esses achados?

Você responde qual é a pergunta no tópico Introdução; você diz como você procurou a resposta para a pergunta no tópico Materiais e Métodos ou Experimental; você mostra o que achou e discute o que significam seus achados no tópico Resultados e Discussão. Então veja o que você deve escrever em cada tópico.

 

Introdução

A Introdução deve dar ao leitor a informação necessária para entender de que assunto trata o seu relatório, sem precisar recorrer a outras fontes. Para ajudar você a escrever a Introdução, aqui estão algumas perguntas que, se bem respondidas, darão forma a esse tópico.

  1. de que assunto trata o seu trabalho?
  2. por que é importante tratar esse assunto?
  3. como você tratou o assunto?
  4. qual é o seu objetivo?

 

Materiais e Métodos ou Parte Experimental

No tópico Materiais e Métodos você deve dar informação suficiente para que outro pesquisador possa reproduzir seu trabalho. Isso porque só é considerado científico o trabalho que é passível de reprodução. Mas, para que possa ser reproduzido por colega de igual competência, seu trabalho precisa ser bem descrito. Comece descrevendo todos os materiais utilizados. Enfim, convêm descrever:

  1. tipo de instrumental utilizado;
  2. especificações técnicas, quantidade, fonte ou método de preparação dos materiais;
  3. equipamentos.

 

Resultados e Discussão

O tópico Resultados e Discussão é de certa maneira a mais difícil de escrever.

 É nesse tópico que você mostra o que realmente conseguiu de resultado, também é nesse tópico que você explica seus resultados... Então, muito capricho!

Comece apresentando os dados sem, no entanto, descrever métodos que você já descreveu – ou deveria ter descrito – no tópico Materiais e Métodos. Ou seja, faça apenas uma rápida apresentação. E não sobrecarregue seu leitor com pormenores desnecessários. Se você fez poucas determinações, coloque-as no texto. Se você fez muitas determinações, arranje-as em tabelas e gráficos.

Para ajudar você na redação desse tópico, aqui está uma sugestão: escreva procurando dar respostas às seguintes perguntas:

  1. que significam seus dados?
  2. até que ponto seus resultados estão de acordo com os resultados apresentados na literatura científica?
  3. Que razões tem você para acreditar que seus resultados comprovam determinada teoria?
  4. Que tendências e generalizações sugerem seus dados?
  5. Que solução você conseguiu para o seu problema? Qual é a importância dessa solução?

 

Conclusões

Neste item deverá ser feita uma avaliação global do experimento realizado, são apresentados os fatos extraídos do experimento, comentando-se sobre as adaptações ou não, apontando-se possíveis explicações e fontes de erro experimental. Não é uma síntese do que foi feito e também não é a repetição da discussão.

 

Referências

É de grande importância, também, a citação de referências bibliográficas que foram utilizadas como fonte de consulta.

 

UM EXEMPLO DE UM BOM RELATÓRIO SÃO OS ARTIGOS DA QUÍMICA NOVA.

http://quimicanova.sbq.org.br/index.php